Institucional


MedalhaMensagem

Como presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Peso da Régua quero dar-lhe as boas vindas ao nosso actual sítio na Internet, decorridos que estão 128 anos de vida de um prestigiado Corpo de Bombeiro criado para proteger os bens e as vidas de todos os reguenses.

Damos assim mais um passo importante na história desta Associação que se pretende mais aberta a todos, através da participação cívica, pelo voluntariado no corpo activo dos bombeiros ou pela utilização dos seus espaços públicos de lazer ou recreio, desde o bar e salas de jogos até à biblioteca “Dr. Maximiano de Lemos” e ao Museu dos Bombeiros “ Dr. João de Araújo Correia”, este associado a uma iniciativa organizada pelo Museu do Douro, onde o podem também visitar em: http://www.museudodouro.pt/exposicao_virtual/BVRegua.html

Manter de forma actualizada a informação da Associação quer da parte operacional do seu Corpo de Bombeiros quer da parte associativa é o grande objectivo da nossa presença na Internet que, nos dias de hoje, é a melhor ferramenta que nos permite estar em contacto como os nossos associados e com todos aqueles que pelo Mundo que nos querem visitar no nosso Quartel Delfim Ferreira, obra magnifica do grande arquitecto portuense Oliveira Ferreira que, na opinião de muitos, concebeu em 1930 no Peso da Régua a mais bela casa dos bombeiros portugueses.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Peso da Régua é uma instituição de utilidade pública administrativa, “ inaugurada” em 28 de Novembro de 1880, a quem foram concedidas as mais altas distinções honoríficas, que destacamos: o título de “REAL” atribuído pelo Rei D. Luís I (1882), o grau de Cavaleiro da “Ordem da Benemerência” (1930), o grau de Oficial da “Ordem da Cruz de Cristo” (1931), o título de membro Honorário da “Ordem do Infante D. Henriques” (1984), o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Medalha de Honra da Câmara Municipal de Peso da Régua (1989), a Medalha de Ouro de 2 estrelas (1977) da LBP, a Medalha de Mérito -grau Ouro da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real (1980) e ainda os Louvores da Câmara Municipal de Peso da Régua e os da Câmara Municipal de Armamar e Governo (1904 e 1931).

Esta Associação está cheia de história mas, está ainda mais, com um longo futuro à sua frente, cumprindo sempre o espírito do seu primeiro Comandante Manuel Maria de Magalhães, restantes seus fundadores e seus sócios activos e da sua primeira sócia contribuinte, a famosa viticultura D. Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por a Ferreirinha, que na expressão feliz do Dr. Júlio Vilela, presidente da Direcção em 1955, é “torná-la cada vez maior e mais eficiente”.

Neste sítio, com um moderno grafismo na imagem, associado a um excelente logotipo de cores leves, encontrarão muita informação que lhes permite melhor conhecer a AHBVPR.

Assim, se me permite, convido-o a fazer esta vista e a voltar sempre que quiser. Teremos sempre as portas abertas e, se necessitar, conte com os nossos Bombeiros para o ajudar. Mas, se ainda não é, faça-se seu associado.

José Alfredo Saraiva Almeida
Presidente da Direcção